Prova para diretores de escolas cívico-militares e de tempo integral acontece nesta terça

Data:

Compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza nesta terça-feira (19) a prova online de credenciamento de diretores para as escolas cívico-militares e de educação em tempo integral da rede estadual, válida para o ano letivo de 2025. O exame acontece das 19h às 22h e marca a primeira etapa de um processo seletivo rigoroso, que inclui também entrevistas por competências.

Os candidatos devem ficar atentos às atualizações e orientações disponibilizadas nos editais publicados na página oficial de credenciamento da Seed-PR.

Detalhes da Prova

Com caráter classificatório e eliminatório, a prova teórica será realizada de forma online, abordando questões objetivas sobre conhecimentos básicos e específicos do modelo de ensino escolhido no ato da inscrição. A pontuação máxima desta etapa é de 30 pontos, e os participantes que não alcançarem a nota mínima serão desclassificados.

Cronograma

  • Prova teórica: 19/11, das 19h às 22h
  • Resultado provisório: 21/11
  • Prazo para recursos: 22 e 25/11
  • Resultado final da prova teórica: 28/11
  • Agendamento das entrevistas: 29/11 a 03/12
  • Realização das entrevistas: 04 a 10/12
  • Resultado provisório das entrevistas: 11/12
  • Prazo para recursos: 12 e 13/12
  • Resultado final dos aprovados: 17/12
  • Chamamento dos aprovados: 02 a 07/01/2025

Entrevistas por Competências

A segunda etapa do processo acontece entre 4 e 10 de dezembro, com entrevistas por competências que também possuem caráter eliminatório e classificatório, valendo até 70 pontos. A banca avaliadora será composta por especialistas da Seed-PR, que analisarão critérios como liderança, gestão escolar, práticas pedagógicas e visão estratégica.

Declarações

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a seleção criteriosa é essencial para assegurar uma gestão escolar de qualidade:
“Queremos líderes preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea, e essa seleção criteriosa é um passo decisivo para assegurar que nossos diretores tenham o perfil necessário para atender às demandas das escolas do Paraná.”

Cristiane de Jesus Jakymiu, chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica, reforçou a importância do formato adotado:
“Estamos confiantes de que o processo, composto por prova teórica e entrevistas por competências, proporciona uma avaliação justa e abrangente dos candidatos. As entrevistas permitem que cada candidato demonstre suas habilidades e conhecimentos em um contexto prático.”

A Seed-PR busca garantir que os diretores escolhidos estejam preparados para liderar com excelência e atender às necessidades das escolas cívico-militares e de tempo integral da rede estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

Prefeitura de Perobal Projeta uma Reestruturação Radical com Redução de 30% nos Cargos Comissionados

A Prefeitura de Perobal acaba de dar um grande passo para uma gestão mais enxuta e eficiente! O...

Mercado imobiliário de Umuarama dá sinais de reaquecimento e anima investidores

Construtoras, imobiliárias e investidores locais apontam um novo ciclo de crescimento Após um período de instabilidade política e jurídica,...

De Antonina a Umuarama: moradores de 39 cidades ganham R$ 1 mil do Nota Paraná

Ao todo, 100 consumidores que solicitaram CPF em suas notas fiscais receberam esses prêmios, reforçando a importância da...

Oportunidades em todo o Paraná: semana começa com 22,9 mil vagas de empregos

As funções com maior número de oportunidades nesta semana são alimentador de linha de produção, com 6.005 vagas...